Untitled Document

Notícia Completa



QUALICORP TERÁ NOVO PRESIDENTE, SEGUNDO FONTES. CONFIRA O PERFIL.

A Qualicorp vai mudar o comando da companhia a partir de agosto. No lugar de Elton Carluci, que assumiu a presidência da maior administradora de planos de saúde por adesão em janeiro, entra Maurício Lopes, atual vice presidente da Rede D’Or, segundo o Valor apurou.

Ainda segundo fontes, a mudança na liderança da companhia foi uma demanda do conselho de administração da Quali, que buscava nome com interlocução com vários elos da cadeia de saúde diante da crise pela qual esse mercado vem passando desde o ano passado. Outros executivos da área da saúde e de outros setores foram analisados, mas não houve consenso.

Além do grupo hospitalar, Lopes tem passagens pela SulAmérica, Allianz, Medial e Unimed-Rio, além da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Fenasaúde, entidade das seguradoras de saúde.

Lucro em queda No primeiro trimestre, o mercado de planos de saúde viu seu lucro líquido cair 41%. Na Qualicorp, a queda na última linha do balanço foi de 77,5%. Há um volume alto de cancelamentos de planos por adesão devido ao reajuste elevado. Entre os projetos que devem ser levados adiante, está a criação de novos formatos de convênio com rede mais restrita, que demandam acordo entre operadoras e hospitais e demais prestadores de serviço.

Ao mesmo tempo em que Lopes é considerado o “match” perfeito por sua larga experiência, sua chegada à Qualicorp também chama atenção, uma vez que a D’Or é a maior acionista da administradora de planos de saúde. “Não é simples conseguir um executivo com o perfil que era demandado. E vários estão dentro da própria Rede D’Or”, disse uma fonte.

Conflito de interesses A preocupação com o conflito de interesses ocorre porque uma das exigências da ANS para aprovar a fusão entre o grupo hospitalar e a SulAmérica, no ano passado, era que os conselheiros da D’Or na Quali não votassem assuntos relacionados à seguradora, para evitar conflitos de interesse. Essa questão foi pacificada com a decisão da Rede D’Or de retirar seus conselheiros e terceirizar a gestão de sua posição acionária para a Prisma, gestora de investimentos.

O grupo hospitalar transferiu 19,8% de sua fatia de 28,9% à gestora que, desde então, é responsável pelas decisões. As negociações para tirar o braço direito de Paulo Moll, presidente da Rede D’Or, foram lideradas pela própria Prisma, com apoio dos demais acionistas controladores Pátria, 3G e Black Rock, que juntos possuem 40% da Qualicorp, segundo fontes.

FATO RELEVANTE: Sucessão do Diretor Presidente – Mauricio Lopes indicado como CEO da Quali São Paulo, 25 de junho de 2023 –

A Qualicorp Consultoria e Corretora de Seguros S.A. (B3: QUAL3) (“Quali” ou “Companhia”), em cumprimento ao disposto no art. 157, § 4º, da Lei nº 6.404/76 (“LSA”), e na Resolução CVM nº 44, de 24 de agosto de 2021, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em 23 de junho de 2023, o Conselho de Administração da Companhia decidiu pela sucessão do atual Diretor Presidente, o Sr. Elton Carluci, e indicou o Sr. Mauricio Lopes para ocupar o cargo de CEO da Quali, a partir de 31 de julho de 2023.

A Quali informa que a indicação do Sr. Mauricio Lopes é fruto do mapeamento feito pelo Conselho de Administração de um nome de reconhecida reputação, com perfil técnico e extrema experiência no setor da saúde suplementar, em todos os seus diferentes agentes – incluindo operadoras de saúde –, para conduzir a Companhia no seu momento transformacional de foco em gestão de saúde, com rentabilidade e eficiência operacional, e no seu objetivo de se tornar cada vez mais um player importante e gerador de valor para toda a cadeia. Com a sua expertise e histórico, Maurício também terá como objetivo o estreitamento do relacionamento da Quali com operadoras e o desenvolvimento de produtos inovadores e eficientes no atual momento do setor de saúde.

O Sr. Mauricio Lopes foi Vice-Presidente Executivo da Rede D’Or São Luiz S.A. nos últimos 4 anos e, antes disso, foi VP de Saúde e Odonto da Sul América de 2013 a 2019, onde também ocupou o cargo de diretor técnico entre 2011 e 2013. Entre 2000 e 2011, ocupou os cargos de diretor executivo na Allianz Saúde, diretor técnico e de produtos da Medial Saúde, gerente executivo da Unimed-Rio e gerente geral econômico da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mauricio foi também Vice-Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar – Fenasaúde. O Sr. Mauricio Lopes graduou-se em economia pela Universidade de Brasília e pela University of Greenwich, é mestre em ciências atuariais pela City University de Londres e mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP).

O Sr. Elton Carluci permanecerá no cargo até 31 de julho de 2023 e, depois disso, continuará vinculado à Companhia como consultor, de forma a realizar uma transição organizada para o novo CEO, além de poder continuar a contribuir com a Companhia com a sua profunda experiência no setor. A Companhia agradece ao Sr. Elton Carluci pela enorme contribuição dada ao longo dos seus mais de 20 anos de Companhia, com mais de 15 anos em cargos de liderança, e conta com a sua expertise e dedicação nesse novo papel junto à Quali.

Por fim, a Companhia registra toda confiança na liderança do Sr. Mauricio Lopes para condução da Quali e na execução da estratégia definida pelo Conselho de Administração em busca da maximização de valor da Companhia em seu benefício e de todos os seus acionistas. Carlos Vasques Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Qualicorp Consultoria e Corretora de Seguros S.A.

FONTE: https://blogdoeda.com.br/?p=5354




26/06/2023


 
 
 
A FLEXIBILIZAÇÃO DO ROL DA ANS E O RISCO À SUSTENTABILIDADE DO SETOR. - 22/08/2023 - Ver_Completa...

MARCOS BUZO ASSUME DIRETORIA COMERCIAL DA QUALICORP. - 22/08/2023 - Ver_Completa...

NOVA COMISSÃO AVALIA PROJETO QUE FAVORECE CORRETOR. - 11/08/2023 - Ver_Completa...

FENASAÚDE: CORRETOR É FUNDAMENTAL NO COMBATE ÀS FRAUDES. - 11/08/2023 - Ver_Completa...

CORPE SAÚDE CONTRATA NOVO GERENTE COMERCIAL PARA NORTE E NORDESTE - 01/08/2023 - Ver_Completa...

PLANO BRASIL SAÚDE ESTARÁ PRESENTE NO RANKING DE NEGÓCIOS EM EXPANSÃO DA REVISTA EXAME! - 25/07/2023 - Ver_Completa...

AFFIX É INDICADA PELA 5ª VEZ CONSECUTIVA AO PRÊMIO RECLAME AQUI. - 13/07/2023 - Ver_Completa...

ANS REALIZA CONSULTA PÚBLICA 113 PARA ATUALIZAÇÃO DO ROL. - 12/07/2023 - Ver_Completa...

REFORMA TRIBUTÁRIA: O IMPACTO PARA O MERCADO DE SEGUROS - 10/07/2023 - Ver_Completa...

QUALICORP TERÁ NOVO PRESIDENTE, SEGUNDO FONTES. CONFIRA O PERFIL. - 26/06/2023 - Ver_Completa...

 




386280